O que é Fartlek?

Encontrei no Copacabana Runners algumas boas definições do que é o método de treino Fartlek.

Segue abaixo uma das definições.

Antes de tudo, devemos saber como e quem criou esse método de treinamento.

Nos anos 20 um sueco de nome Gösta Olander observou que em seu país e nos visinhos, como Finlândia e outros, as temperaturas no inverno eram implacáveis. Dada às semelhanças desses países e climas, Gösta, em plena natureza, soube projetar o método finlandês de treino com uma nova psicologia, despojando-o da austeridade e dos grandes rigores que caracterizavam o método do país vizinho.

O método fartlek é caracterizado pela sua realização, em ambientes bucólicos e felicidade em realiza-los, pois não se prende a nenhuma rigidez de distâncias, dando liberdade ao atleta de realizar o treinamento com corridas rápidas e de enrijecimento. Assim, nem o mais irredutível sedentário pode deixar de observar ou querer fazer esse método de treino, dado a sua liberdade de movimentos. No meu humilde entendimento o método do sueco Gösta consiste em passeios, corridas lentas pelos campos e sprints muito rápidos e breves, onde o atleta desenvolve suas habilidades, como a velocidade e a resistência.

Quando eu era técnico, saia com meus atletas pelas estradas de terra, veredas, morros e etc, acompanhado-os de bicicleta e munido com uma bola de tênis. Saiam em corrida lenta por 5 a 10 minutos, depois paravam e faziam o aquecimento muscular, alongamentos básicos. Depois corriam cerca de 10 minutos em marcha lenta, aí 5 minutos de marcha rápida, trotavam por cerca de 10 minutos, quando eles estavam bem a vontade um brincando com o outro correndo e conversando, eu pegava a bola de tênis e jogava bem longe e mandava-os pegá-la, aquele que conseguia pegar ficava livre do castigo, mandava-os realizarem um exercício qualquer que eu improvisava.

Após o castigo, mais uma corrida de 3 a 5 minutos leves e outra corrida atrás da bola, mais um castigo, nova corrida lenta, quando avistávamos uma colina, mandava-os subir até o seu topo no ritmo mais forte que pudessem agüentar, mais 10 minutos de caminhada rápida quase chegando a uma marcha atlética, mais 10 minutos de corrida lenta. Quando encontrávamos um cachorro, aí era a festa, atiçavam o bicho para que este corresse atrás deles, ou corriam atrás do animal, tanto faz, era um jogo de velocidade. A duração dessa brincadeira chegava há 2 horas.

Como vocês viram, o fartlek é um jogo de corridas, mas sem se prender a nenhum plano pré-estabelecido, dando liberdade ao atleta de correr despreocupadamente, dando prazer dele realizar o treino.

Muitos técnicos, ainda, confundem fartlek com interval training, acham que o fartlek é um interval training realizado em estrada, com distâncias pré-estabelecidas e repetições também. Tradução de fartlek: liberdade e prazer em correr.

É isso que eu penso do fartlek, um método que trabalha todas as variantes da corrida.

Bons treinos.
Nilson Duarte Monteiro

Clique aqui para ver mais algumas definições do que é o treino Fartlek.

Anúncios

Publicado em 17 de setembro de 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: