Arquivo mensal: janeiro 2012

Carboidrato em Gel e a Hipoglicemia Reativa

Em setembro de 2011 vi no Twitter @corrapaguemenos o seguinte:

Achei interessante, mas não tinha pesquisado nada sobre isso. Sempre soube da tradicional recomendação de consumir carboidrato em gel se a atividade for se estender por mais de 1 hora e a cada 40 minutos (ou algo próximo a isso).

Mas resolvi dar uma leve pesquisada sobre a Hipoglicemia Reativa e escrever um texto sobre isso. Porém achei no blog Equilíbrio Mente e Corpo um ótimo post sobre o assunto. Então estou tomando a liberdade de publicar abaixo parte do post e ao final deixar o link para quem quiser (e recomendo) ler o texto completo.

Praticantes de atividade física, utilizam, em sua maioria, suplementos alimentares que podem ser hiperproteicos (ricos em proteínas) e outros ricos em carboidratos. Esse último merece um pouco mais de atenção para que sejam ingeridos de forma programada (com antecedência) em dias de treino mais forte para que não ocorram desconfortos, como: a hipoglicemia reativa.

A hipoglicemia reativa pode ocorrer durante treinamentos longos e/ou intensos. E, concomitantemente, havendo a ingestão de carboidratos líquidos (suplementos), alguns indivíduos poderão experimentar os efeitos da hipoglicemia reativa durante ou após o treinamento.

A alta quantidade de glicose que está sendo liberada para a corrente sanguínea, estimula receptores químicos e nervosos que ativam a liberação de insulina através do pâncreas para que a glicose entre nas células, fornecendo energia para o corpo. Só que, a liberação da glicose para o sangue ocorre rápida e constantemente (devido aos suplementos serem líquidos e de carboidratos complexos) mantendo a liberação de insulina prolongada (lembre-se: neste caso, durante treinos intensos e/ou longos) ocorrendo uma moderada redução dos níveis de glicose no sangue, gerando os sintomas da hipoglicemia reativa.

Veja quais são esses sintomas, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina Complementar:

Sintomas no Sistema Nervoso Central

– confusão mental
– sonolência / atordoamento
– sono irresistível que vem de repente e fora de hora
– diminuição da memória em crise
– diminuição da concentração em crise
– desmaio
– síndrome do pânico
– crise de labirintite

Se em algum momento de seu treino você não estiver se sentindo bem, com a sensação de ouvir a voz das pessoas distante, um retardo mental, deite-se e se poder, beba uma bebida com açúcar e aguarde até se sentir melhor. Avise ao seu treinador/professor/amigo quem estiver com você para lhe ajudar a deitar caso você perceba que vai desmaiar!

Clique aqui para ler o texto completo.

Por que suplementação é tão polêmico?

Não sei!

Simplesmente não sei, mas sei que gosto, na verdade amo, suplementação e que também gosto de conversar sobre o assunto.

Nas academias esse é um assunto aberto, já na corrida de rua é meio perigoso falar de suplementação.

Como frequento os dois mundos, vejo as duas realidades. Na academia o pessoal cai de cabeça na suplementação, limitados muitas vezes pelo fator financeiro, já na corrida de rua é quase unânime ficar apenas no carboidrato.

Tenho bastante dúvidas sobre suplementação e já procurei nutricionistas que teimam em passar uma dieta boa, porém impraticável. Não tenho tempo pra tomar um café da manhã tão caprichado, lanches só as vezes, no almoço é o tradicional e o jantar é lá pela faculdade mesmo.

Então apelo para a auto-suplementação.

Agora vem um porém. Mantenho esse blog e sei que tenho certas responsabilidades sobre o que escrevo aqui, mas esse é um blog que não deve e não teme (êita!). Feito por uma pessoa comum que malha, corre e que vive na labuta diária. Não sou da área médica, de saúde ou coisas do tipo. Sou estudante de administração, analista de suporte de informática, árbitro de atletismo e mais algumas coisas irrelevantes. Então sei que quem lê (se alguém lê) esse blog sabe que aqui não é escrito teses de doutorado e sim opiniões e idéias fundamentadas em pesquisas sérias (Google) e a vontade de compartilhar conhecimento.

Bom, porque tanto blá-blá-blá. Por que resolvi que em meios aos posts, vez por outra falarei sobre suplementação. Trarei aqui algumas dúvidas esclarecidas em fóruns e postarei também dicas e artigos sobre o assunto.

Ôpa! Já ia esquecendo de em usar as palavras Bomba e Anabolizantes. Isso porque essas duas palavras são mágicas para trazer visitas ao blog.

Isso mesmo! Um dos posts com mais visitas aqui no blog é o que coloquei uma ilustração sobre os malefícios dos anabolizantes e intitulei “Bomba é bomba!”. Vejam aqui.

Pois é, pessoal. Espero assim trazer mais conteúdo e poder esclarecer alguns assuntos.

Aguardem.

Abraço.

Maratona Maurício de Nassau – PE

Comece a aquecer para a Maratona Maurício de Nassau 2012 em Recife – PE.

www.maratonamauriciodenassau.com.br

Mini Maratona Feminina – Casa do Bem – RN

Participe da 1ª Mini Maratona Feminina – Casa do Bem, uma corrida de 5km em prol das crianças da Casa do Bem. Além de fazer bem para sua saúde, o valor arrecadado com as inscrições será usado para a construção de um estúdio musical da Casa do Bem. Participe!

Data: 11 de Março

Local: Via Costeira

Inscrições: Carmen Steffens /Matrix Academia/Bag Store/Pitsburg/Restaurante Mirante do Vale – Goianinha.

Valor: R$ 35,00

fonte: Arena Run

Corrida do Rangel – PB

Corrida do Rangel dia 05 de fevereiro de 2012.

Bairro do Rangel em João Pessoa – PB.

Informações com Ilenilson Aguiar no fone (83) 8803-4129.

1ª Corrida Rústica de São Sebastião – RN

Corrida Rústica de São Sebastião

LOCAL: NOVA CRUZ, RN

DATA: 21 de janeiro de 2012.

HORÁRIO: 16:00 horas.

LARGADA E CHEGADA: Em frente à Igreja São Sebastião.

PERCURSO: 6.800 metros, contemplando uma volta nas principais ruais da cidade de Nova Cruz

LOCAL DE INSCRIÇÃO: As inscrições estarão abertas a partir do dia 08 a 19 de janeiro de 2012, e poderão ser feitas nos seguintes locais:

Nova Cruz: Na sede do 8º BPM, Rua Mario Pinotti nº 86, das 08:00 às 12:00 horas.

Natal: Na Pista de Atletismo do Campus Universitário da UFRN, com o Professor Batista da Equipe de Atletismo Desafio de 2ª a 6ª feira das 17:00 às 19:00 horas.

Ou através do formulário online de inscrição.

Obs: Dependendo do número de inscritos e a critério da organização da prova, poderá abrir-se concessão para inscrição no dia do evento, até uma hora antes da largada da prova.

TAXA DE INSCRIÇÃO: As inscrições serão realizadas mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal, ou a contribuição de RS 5,00 (cinco) reais, que serão convertidos em cestas básicas a serem doadas nas comunidades carentes da Comarca. A doação acima mencionada deve ser entregue no momento em que o atleta for retirar seu kit de participação.

CAMISETA DA PROVA: Os 100 primeiros atletas Regionais (aqueles que residem ou nasceram em Nova Cruz, Montanhas, Passa e Fica, e Lagoa d’Anta/RN) inscritos terão direito a receber uma camiseta da prova.

ENTREGA DO KIT DO ATLETA: Todos os atletas inscritos, independentemente do local em que fizeram suas inscrições, receberão o Kit de participação, no dia do evento, no local da largada, a partir das 13:00 horas.

Esse evento esportivo será realizado pela Equipe de Atletismo Desafio de Natal/RN, associação esportiva devidamente registrada, assim como pelo Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Nova Cruz, e pelo Poder Judiciário (Juizado Especial Criminal de Nova Cruz), custeado com recursos oriundos de aplicação de penas alternativas do Juizado Especial Criminal de Nova Cruz/RN, sem fins lucrativos, e com finalidade exclusivamente educativa objetivando incentivar a prática de esporte amador entre os cidadãos e cidadãs dos quatro municípios que compõem esta Comarca, com apoio das seguintes instituições:
  • Polícia Militar do RN – 8º BPM e 5º DPRT;
  • Equipe de Atletismo Desafio Natal RN; e
  • Associação Atlética do Banco do Brasil – Nova Cruz.

fonte: Arena Run

Maratona de São Sebastião – RN

No próximo dia 20 será realizado em João Câmara/RN a Maratona de São Sebastião nas categorias masculino com percurso de 10 km e no feminino 5 km com premiação de troféus, medalhas e prêmio em dinheiro.

No masculino a saída é da Praça Monsenhor Freitas, segue pela Rua P. João Maria, Alexandre Câmara, RN 023, passando pelo trevo com destino a BR 406 rumo as 4 bocas, Rua Dr. José Severiano da Câmara, Praça Baixa – Verde, sobe a Pe. João Maia e retorna ao ponto de largada.

O feminino larga do trevo de Bento Fernandes com destino a BR 406, desce pela Rua Jerônimo Câmara (Rua do Hospital) e chegada na Praça Monsenhor Freitas. O mesmo percurso será para os deficientes físicos e categorias de idade a partir de 40 anos.

A realização é do maratonista local Adriano Fábio.

fonte: Arena Run

Sports Tracker + iPhone

Estou aqui para falar novamente do Sports Tracker, lembrando que não ganho um centavo com isso.

Bom, esses dias troquei meu celular Nokia 5230, o qual usava nos meus treinos e provas pra registrar via GPS diversas informações. Agora estou com um iPhone 3G e logo que peguei o aparelho fiz a instalação do Sports Tracker e fui pra rua fazer os testes.

A emoção foi grande ao completar o primeiro quilômetro e uma voz dizer meu tempo e que havia feito a primeira volta. Quando fui para o segundo quilômetro, a voz agora dizia o quilômetro, o tempo da volta e o tempo total.

Meu olhos se encheram de lágrimas, foi algo emocionante.

Sei que parece bobagem, mas você ter todo o registro de seus treinos e provas de maneira tão detalhada e a um custo tão baixo é muito bom.

Lembrando que tem a cinta que se conecta ao aparelho e pode ser adquirida no próprio site do Sports Tracker.

Outra coisa legal foi que bastou logar no programa e ele pegou do site todos os meus registros anteriores.

Caso você treine ouvindo música e bata algumas fotos durante o trajeto, isso também irá ficar registrado e tudo pode ser compartilhado em redes sociais ou no próprio site do programa.

Galera, vale conferir.

Começando 2012.

Calma galera, o blog está ativo e bem vivo!

Falta só o bom e velho tempo, mas com as férias da faculdade vou atualizar o blog. Nesse momento estou garimpando sites e blogs dedicados também a corrida de rua para ver os calendários e novidades.

Aguardem só mais um pouco.